OS Maiores Finalizadores deste Brasileirão

Abaixo segue a tabela (Tabela 1) dos 28 jogadores com maior número de finalizações ao gol (estamos ainda na quinta rodada do Brasileirão!). Arrascaeta do Cruzeiro lidera a lista dos maiores finalizadores do Brasileiroão (Foram selecionados apenas jogadores com mais de 10 finalizações até agora, o que gerou um total de 28 jogadores). O cruzeirense finalizou 18 vezes em 322 minutos jogados ( 322/90 = 3.5; três jogos e mais um meio tempo, aproximadamente). Arrascaeta leva 18 minutos, em média, para realizar uma finalização, número bem inferior à média dos jogadores da lista (média de uma finalização a cada 27 minutos). Arrascaeta é seguido por William do Palmeiras, Luan do Grêmio e Roger Guedes do Galo; os quais realizam uma finalização a cada 20, 21 e 22, respectivamente. Qual é o jogador mais eficiente nas finalizações deste Brasileião?

Tabela 1 (ranking em ordem crescente de Min/Fin = finalizações por minuto)

fig1

Bom, não é nenhum desses quatro. Existem várias maneiras de definir eficiência em finalizações. Mas vamos nos restringir a duas. Primeiro, vamos definir eficiencia como a diferença entre o os gols marcados e Expected Goal acumulado nas finalizações (coluna Gol/Fin na Tabela 2). Desta forma, temos que o primeiro da lista é Lucas Paquetá do Flamengo. Embora tenha marcado apenas 2 gols em 12 finalizações, o jovem rubro-negro possui um Expected Goal acumulado de 0.51, o que dá uma diferença de 1.49 ( 2 – 0.51 = 1.49). Ou sja, Luca Paquetá marcou 1.49 gols a mais do que um jogador com skills média do Brasileirão faria se tivesse as mesmas oportunidades de gol que o meia flamenguista. O segundo colocado é Vinícius Jr, também do Flamengo, com 3 gols marcados contra um Expected Goal acumulado de 1.96, oq ue lhe rende uma diferença positiva de 1.04 (tabela abaixo).

Tabela 2 (ranking em ordem decrescente de Diff = Diferença entre gols marcados e xG acumulado)

fig2

Uma segunda maneira, e mais usual, é definir eficiência como a razão entre número de gols e número de finalizações (coluna Gol/Fin nas Tabelas). Se usarmos esta métrica, então o melhor finalizador do Brasileirão, até agora, é Pablo, atacante do furacão, que precisou de apenas 3.7 vezes para marcar um gol. Ele é seguido na lista por Andrés Ríos do Vasco, que precisou de 4 finalizações para marcar. Nesta métrica, Vinícius Jr. aparece em quarto lugar e Lucas Paquetá em sexto (tabela abaixo).

Tabela 3 (ranking em ordem decrescente de Gol/Fin = gols marcados dividido pelo número de finalizações)

fig3

Qual a melhor métrica? Não existe resposta. Depende de qual atributo queremos dar mais peso. O primerio método mostra como o jogador é superios à média do jogadores do campeonato, quando avaliados na mesma situação de gol. E é por isso que as estatísticas de Expected Goals são importantes, pois nos permitem fazer contrafactual (ou seja, qual seria o resultado se o um jogar de habilidade média tivesse as mesmas oportunidade de gol que o jogador analisado). O segundo método é interessante por mostrar a taxa de conversão de gols que efetivamente ocorreram. Contudo, não sabemos se o Pablo precisa de menos finalizações para marca gols pois seus companheiros lhe dão assistências com chances de gol mais claras do que as chances de gol da dupla rubro-negra. Contudo, as duas métricas são correlacionadas: Pablo aparece em terceiro no ranking de eficiência do primeiro método e em primeiro no ranking do segundo método. A correlação entre as duas métricas é de 0.73. Portanto, são maneiras complementares de analisar a eficiência na finalização. Podemos criar um índice com pese de 50% para cada métrica e verificar quem lidera o ranking. O resultado segue na tabela abaixo.

Tabela 4 (ranking em ordem crescente de Índice = 0.5*(Ranking da Tabela 2) + 0.5*(Ranking da Tabela 3) )

fig4

A conclusão que tiramos é que até a quinta rodada, o melhor finalizador do Brasileirão é o Pablo do Atlético-PR. Ele é seguido no ranking por Andrés Ríos (Vasco), Roger Guedes (Atlético-PR), Vinícius Jr (Flamengo), Wellington Paulista (Chape), Ricardo Oliveira (Atlético MG) e Lucas Paquetá (flamengo).

 

Obs: O pior finalizador do Brasileirão parece ser Luan, pelo menos até a quinta rodada. O atacante gremista fica em último lugar nos dois métodos apresentados. Além disso, é um dos que mais finalizou até agora, 17 vezes ao todo sem marcar nenhum gol. Outro ponto negativo é que ele possui um Expected Goal médio de 8.2%, levemente abaixo da média de 10% da amostra. Isso signiifca que Luan tenta finalizações levemente menos claras (no sentido de chances claras de gol) do que a média dos 28 jogadores da lista. Não é um bom início de campeonato para Luan, pelo menos no quesito de acerto de finalizações.

 

Os dados foram obtidos via o site whoscored.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s