Cadeia de Expected Goal e Construção

O Expected Goal é a probabilidade de um chute virar gol. O Expected Assist é a probabilidade de um passe sucedido de um chute virar uma assistência (xG e xA a partir de agora). O xG é uma boa métrica para avaliar os atacantes; um jogador com alto xG deveria marcar muitos gols, se este não for o caso, ele finaliza pior do que a média do campeonato. O xA é uma boa métrica para avaliar os meias criativos; um jogador com alto xA deveria dar muitas assistências para gols, caso contrário, ele faz pior do que a média do campeonato.

Com essas duas métricas, podemos avaliar de diversas maneiras as equipes e os jogadores, seja pelas oportunidades médias criadas por um time, a diferença do total de gols feitos pelo jogador e o xG somado dos seus chutes, o xA médio do pifador adversário etc. Mas e onde entram os jogadores que deram o passe pro jogador que deu a assistência? E o passe antes disso?

As estatística abaixo ajudam a avaliar a contribuição dos jogadores envolvidos nos estágios anteriores às assistências e finalizações. Para mais informações confira o post de Thom Lawrence do StatsBomb. Eles apresentam essas estatísticas com exemplos aplicados aos campeonatos europeus. Com elas temos um pouco de informação a mais do já dissecado Expected Goal (lá fora essa métrica já é beabá do futebol).

Expected Goal Chain (xGC): Cada jogador envolvido em um lance que gera uma finalização, recebe o xG da finalização. Em uma longa troca de passes que  começou com o passe de um zagueiro para o lateral, no terço defensivo do campo, e que terminou com um belo gol de Neymar, todos os jogadores que participaram do lance recebem o mesmo xG de Neymar. Com o xGC você pode ver quais jogadores participam de jogadas que terminam em finalizações. Se que se você olhar o número de finalizações e/ou assistências, elas não vão dizer nada sobre o jogador que dá o passe antes da assistência. Uma maneira de avaliar os jogadores é comparando o xGC dividido pelos minutos jogados. Os jogadores com a maior razão são os mais participativos em jogadas que terminam em finalizações.

Construção (xGBuildup, em inglês):  Subtraímos do xGC do jogador os xA e xG. Com essa estatística podemos nos concentrar apenas na construção da jogada. É uma avaliação quantitativa de como terminam as jogadas que o jogador participa, mas não conclui. Não tem problema algum se o Messi termina sua participação em uma jogada fazendo um gol ou dando uma assistência, mas com o xGBuildup nós podemos avaliar o valor de Messi nas jogadas que ele participa nas etapas anteriores ao gol e assistência. Utilizando o Construção dividido pelos minutos jogados, você pode comparar jogadores na fase de construção das jogadas. Jogadores com maior Construção por minuto possuem mais participação em jogadas que geram finalizações para seus companheiros.

Acesse nossa plataforma para obter todas essas estatísticas do Campeonato Brasileiro, no link aqui.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s