xG Concedido

O xG Concedido é uma medida de eficiência defensiva das equipes.

Para o modelo de xG concedidos, nós estimamos o mesmo modelo de xG, aumentado por dois parâmetros que informam a posição da bola no gol. Portanto, trata-se de um modelo Logit, onde a variável dependente é a finalização ao gol e as variáveis explicativas são: distância do chute ao gol; ângulo do chute; mais as variáveis binárias; contra-ataque, lateral arremessado direto na área, pênalti, falta, escanteio, finalização com cabeça/pé, finalização gerada por um lançamento, finalização gerada por um cruzamento, finalização gerada de jogada pessoal, Big Chance (uma variável gerada pela Opta para classificar boas chances de gol), e finalização gerada por assistência intencional. Além de todas essas variáveis, nós aumentamos o modelo com informação de onde a bola entrou, ou foi defendida. A posição da finalização no gol é adicionada na equação abaixo:

logit
Modelo Logit onde P é a probabilidade da finalização acabar em gol. Os betas são os parâmetros estimados com os dados. Os X’s são os dados (variáveis explicativas descritas no texto).

Isso significa que para calcular a probabilidade de um time levar um gol, nós consideramos onde o atacante chutou. Chutes no meio do gol são mais fáceis de defender do que chutes nos cantos. Portanto, é preciso discernir onde a finalização ocorreu. Usando mais de 42 mil finalizações ao gol (dados dos Brasileirões de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017), nós calculamos as seguintes probabilidade de uma finalização acabar em gol, condicional à posição que a bola chega ao gol. o resultado pode ser visto na Figura 1.

 

Figura 1

traves_probabilidades
Probabilidades de gol condicionais ao local que a bola chega no gol.

 

Podemos ver que finalizações altas no canto possuem cerca de 35% de probabilidade de se tornarem gols. Já finalizações baixas no meio do gol só tem 14,4% de probabilidade. Isso ocorre porque é muito mais fácil para o goleiro defender chutes no meio do gol do que nos cantos. Também, é um pouco mais fácil defender bola baixas do que altas.

Portanto, nosso xG concedido calcula a probabilidade de uma finalização se tornar um gol, condicional a todas as variáveis consideradas no xG e também à posição da bola no gol.

O que o xG Concedido indica (em termos práticos): Um clube com xG Concedido de 20, significa que dado a soma de todas as finalizações concedidas, espera-se que o clube tenha levado 20 gols. Se o clube possui 30 gols sofrido no campeonato, isso significa que ele leva 50% a mais de gols do que seria esperado que um clube médio levaria, quando exposto às mesmas oportunidades de gol. Comparar o xG Concedido com o número do gols sofridos nos dá uma medida de eficiência defensiva de cada clube.